Notícias

Como responder sobre objetivos de carreira em uma entrevista de emprego

  

Entrevistas de emprego são compostas por diversas perguntas acerca da vida profissional e acadêmica do candidato

Apesar de variarem muito na forma de abordagem, todas entrevistas de emprego têm um objetivo em comum: ajudar o entrevistador a verificar se o seu perfil está alinhado à cultura da empresa.

Entre as perguntas mais temidas pelos candidatos, estão as famosas “qual é o seu objetivo profissional?” e “como você se vê daqui a cinco anos?”

Você deve ser transparente em relação aos seus objetivos profissionais, mostrando como quer contribuir para o desenvolvimento da empresa.

Entre as perguntas mais temidas pelos candidatos, estão as famosas “qual é o seu objetivo profissional?” e “como você se vê daqui a cinco anos?”. Se você já participou de um processo seletivo, provavelmente já se deparou com elas — e é bem provável que tenha hesitado na hora de responder, afinal, qual é a resposta certa?

Para te ajudar a se preparar melhor e ter todas as respostas na ponta da língua, segue algumas dicas de como responder objetivos de carreira:

1. Diga a verdade

Sabe aquele ditado que diz que mentira tem perna curta? Pois é, parece óbvio, mas é muito importante ressaltar: nunca minta sobre suas pretensões. Não dizer a verdade pode te prejudicar muito no processo seletivo e, se mesmo assim você for contratado, a mentira não tardará muito para mostrar suas consequências negativas.

Você deve ser transparente em relação aos seus objetivos profissionais, mostrando como quer contribuir para o desenvolvimento da empresa. Falar sobre evolução na carreira e desejo de enfrentar novos desafios são boas respostas. No entanto, é importante também falar sobre como você quer fazer parte e colaborar com o crescimento da organização.

Se você não quer colaborar para o desenvolvimento da empresa ou não se vê trabalhando ali daqui a alguns anos, pense bem: talvez essa não seja a vaga certa para você. É preferível desistir e procurar algo que realmente te agrade a mentir e ficar infeliz e improdutivo no trabalho.

2. Foque no objetivo profissional, mas não se esqueça dos pessoais

Daqui a 5 anos, você se vê apenas trabalhando? Você pode até dizer isso, mas é bem provável que o entrevistador não acredite. Para mostrar que você está realmente certo dessa escolha e que a decisão de concorrer àquela vaga foi bem pensada, mostre que o trabalho está incluído nos seus planos de vida.

Para ficar mais claro, você pode dizer: “daqui a cinco anos pretendo estar evoluindo profissionalmente, com um emprego estável. Quero concluir os estudos e construir minha casa aqui nessa cidade”. Isso mostra que você procura estabilidade e que irá se dedicar à empresa para que ela cresça — e para que você cresça junto com ela.

Mas atenção: cuidado para não exagerar! O interesse do entrevistador é no seu objetivo profissional e esse deve ser o seu foco. Características e metas pessoais devem aparecer como um complemento nas suas falas ou, se for o caso, como histórias que ajudem a exemplificar suas competências.

3. Valorize sua experiência e reconheça seus limites

Recrutadores e gestores gostam de candidatos que apontam como querem auxiliar no progresso da empresa a partir de suas habilidades profissionais, além de valorizarem a humildade daqueles que assumem que ainda têm muito o que aprender.

Se seu objetivo é conquistar um cargo de gerência e você sente que tem competência para isso, não há motivo para não dizer. No entanto, muito cuidado com o orgulho e o pedantismo. Em vez de se autointitular como “ótimo para liderar grupos”, use uma história para mostrar ao recrutador que você tem essa habilidade.

Também vale a pena citar experiências anteriores, se forem positivas, que mostrem que você evoluiu profissionalmente e que está em busca dos objetivos que citou.

4. Mostre que você conhece a empresa

Um ponto muito valorizado em processos seletivos é o conhecimento do candidato sobre a empresa. Quando você é capaz de falar sobre o modo como a empresa funciona, isso mostra, no mínimo, que você fez o dever de casa e estudou antes da entrevista.

Conheça a estrutura organizacional da empresa, identifique o posicionamento dela no mercado e tente perceber em que direção a organização está caminhando. Se os seus objetivos convergem com os objetivos da empresa, seu trabalho lá será muito mais fácil — e o interesse do recrutador por você certamente será muito maior.

5. Tome cuidado com o modo como se expressa

De nada adianta pensar bem em todas as respostas se você não conseguir expressá-las da maneira correta. Seja claro e direto, não faça rodeios e não deixe nada subentendido.

Se durante a entrevista você sentir que o nervosismo te impediu de falar algo da maneira que queria, não hesite em pedir para começar de novo e se explicar direito. É melhor reconhecer o nervosismo do que perder a vaga por ser mal interpretado.

Muito cuidado com algumas respostas que podem causar má impressão. Por exemplo: um candidato falar que está participando do processo só porque está interessado nos benefícios da empresa não demonstra que ele será um profissional engajado com a organização. Muito pelo contrário: passa a impressão de que, caso receba uma proposta melhor que a atual, tenderá a trocar de emprego para aproveitar os benefícios oferecidos.

Ter cautela é necessário no momento de responder. É preciso que o candidato mostre que se identifica com a empresa e que a organização pode, sim, contar com sua atuação e contribuição como profissional. Mostrar o quanto se quer o emprego e, mais do que isso, como se quer colaborar com a companhia, é fundamental para conquistar a vaga.

E então, preparado para a próxima entrevista? Falar sobre seu objetivo profissional pode parecer algo difícil, mas seguindo todas as nossas dicas, você pode ter certeza de que a tarefa será muito mais fácil.

Tente se conhecer bem, refletir sobre quem você realmente é e sobre o que quer. É claro que seus objetivos podem mudar, mas, para evoluir profissionalmente, é preciso construir metas bem pensadas.

Fonte: https://noticias.universia.com.br/emprego/noticia/2017/04/13/1151604/responder-sobre-objetivos-profissionais-entrevista-de-emprego.html

Saiba mais

Quer saber mais sobre alguma de nossas formações? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato!

Por favor, informe o curso.
Por favor, informe seu nome.
Por favor, informe seu e-mail.