Notícias

Igualdade? Mulheres gastam 541 horas a mais do que homens em afazeres domésticos

  

A igualdade de gêneros no mercado de trabalho está longe de ser realidade no Brasil. Pesquisa divulgada hoje pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) mostra que mulheres em cargos de diretoria ou gerência ganham 29% menos que seus pares masculinos. Ou seja, mesmo ocupando cargos idênticos ao dos homens, elas ainda ganham menos que eles.

A pesquisa constatou aquilo que as pessoas já pressentem: as mulheres têm dificuldade para crescer na carreira e ocupar postos de chefia. Para cada 10 homens em cargos de diretoria ou gerência, há apenas quatro mulheres.

Por que essa dificuldade para crescer na carreira? Um dos motivos citados por especialistas é que as mulheres assumem para si todo o trabalho doméstico. Depois que casam e têm filhos, geralmente são elas que faltam no trabalho para participar das reuniões de escola ou cuidar da criança que adoece.

“Apesar de muitos avanços, ainda existem barreiras para as mulheres dentro ou fora do mercado de trabalho. Como não existe um compartilhamento igualitário de responsabilidades familiares, acaba faltando tempo para a mulher se se qualificar e almejar melhores posições”, diz Camila Yuri Santana Ikuta, técnica do Dieese.

Mas existem várias outras razões, como a dificuldade das mulheres de ocuparem postos em determinadas áreas, como na ciência ou tecnologia.”Infelizmente, ainda existe preconceito contra a mulher no mercado de trabalho”, afirma Camila.

A pesquisa identifica essa desigualdade de atribuições? Sim. De acordo com a pesquisa, as mulheres gastam 541 horas a mais por ano em afazeres domésticos do que os homens. Isso equivale a 68 dias, ou mais de dois meses de dedicação à casa. Por semana, elas perdem 21h18 cuidando da casa, contra 10h54 dos homens.

A questão da maternidade afeta o desempenho no trabalho? Sim. A pesquisa mostra que a taxa de ocupação é maior entre mulheres com acesso à creche do que entre as que não têm com quem deixar os filhos: 67% contra 41%.

Na comparação com os homens, qual a situação da mulher no mercado de trabalho? A taxa de desemprego é maior entre mulheres (13,1%) do que entre homens (9,2%).

Fonte: 6minutos.com.br

Saiba mais

Quer saber mais sobre alguma de nossas formações? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato!

Por favor, informe o curso.
Por favor, informe seu nome.
Por favor, informe seu e-mail.