Notícias

Indústria prevê exportar mais após a pandemia

  

Entre os setores que acreditam que os mercados e as oportunidades serão diferentes após a pandemia do coronavírus está a indústria. Os novos caminhos ao setor indicam mais exportações e maior produção nacional. Essas foram conclusões em evento virtual organizado pela Fiesc e a CNI no dia 28. Os impactos negativos à economia caso o Brasil saia do Mercosul também foram destaque.

Um dos painelistas, o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi, recomendou buscar o comércio exterior porque o mercado nacional seguirá fragilizado pela crise na saúde. Para ele, o modelo atual de cadeia produtiva, em que componentes são produzidos na China em função do preço não terá continuidade. A pandemia mostrou que a produção terá que ser mais local.

A visão do presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar, é semelhante. Ele disse que a internacionalização dos negócios é fundamental para o Estado e as empresas precisam se adaptar rápido às novas necessidades. Uma das prioridades do trabalho dele à frente da Fiesc é ampliar exportações, inserindo pequenos negócios no mercado global.

Um tema que recebeu análise especial foi o Mercosul. O governo federal sinaliza interesse de tirar o Brasil do bloco e firmar acordo com os EUA. Mas a presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc, Maria Teresa Bustamante, alerta que o Mercosul é um parceiro comercial relevante para SC: em 2019, foi o quarto principal parceiro comercial do Estado.

Para a retomada
Líderes industriais do Estado falarão em seminário virtual dia 8 de maio, organizado pela Fiesc, sobre oportunidades de negócios após a pandemia. Hoje as crises são profundas, mas é preciso planejar o futuro, entende a federação. Como o Estado conta com empresários que são grandes estratégicos à frente dos negócios, o objetivo e compartilhar conhecimento para ajudar outros na tomada de decisões.

Fonte: Site NSCTotal

Saiba mais

Quer saber mais sobre alguma de nossas formações? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato!

Por favor, informe o curso.
Por favor, informe seu nome.
Por favor, informe seu e-mail.