Notícias

Redes sociais viram aliadas na busca por novo emprego

  

As redes sociais são ferramentas importantes na conquista de um lugar no mercado de trabalho. A forte cultura digital, rapidamente assimilada pelo brasileiro, já foi detectada há tempos por recrutadores de empresas. No Brasil, 39% dos internautas utilizam as suas redes sociais mais de 10 vezes por dia, por isso é importante ficar atento ao que se posta, curte e compartilha no ambiente virtual. Mariellen Romero, especialista em marketing digital, listou alguns cuidados necessários no uso destas ferramentas, para quem está em busca de uma oportunidade de trabalho:

• Recrutadores de olho nas mídias sociais: Atualmente, entre 90 e 94% dos recrutadores acessam o Linkedin para buscar possíveis futuros colaboradores. Mas, nos departamentos de RH das empresas, as consultas ao perfil do candidato não se limitam à rede social profissional.  Facebook, Instagram e Twitter também atraem olhares dos recrutadores que buscam por candidatos.

• Tudo que se posta em mídias sociais forma uma imagem para o recrutador: É preciso saber que qualquer uso que se faça de redes sociais forma uma imagem e passa uma mensagem para o mercado. Para utilizar as mídias a favor de uma colocação profissional, é preciso investir na formação de uma marca pessoal. Ser coerente é fundamental. A imagem que a pessoa passa na internet deve ser única em todos os canais.

• Não existe separação de conteúdo particular e privado: As redes são uma vitrine. Não é mais possível separar canais para postar conteúdo particular de outros para o universo profissional. Cada post deixa um rastro. Hoje, tudo é analisado pelos recrutadores e o comportamento da pessoa nas mídias sociais é valorizado pelo RH.

• Recrutadores escolhem candidatos que têm melhor aderência à organização: É importante construir uma marca em todos os canais que possibilite e facilite a identificação do candidato com a organização almejada. Postar conteúdos que possam identificar uma sinergia com os valores da empresa onde se deseja trabalhar pode aumentar as chances de ser bem visto pelos recrutadores.

• Posts de atividades pessoais podem complementar perfil profissional: não é necessário ir ao extremo da autocensura nas mídias sociais. Falar de política ou exibir sua vida social não é prejudicial, desde que não atrapalhe a imagem na qual se investiu. Postar sobre atividades pessoais que completem o perfil profissional, como aqueles voltados para os cuidados com a saúde ou vida familiar, podem contribuir para reforçar a própria marca.

Fonte: https://noticias.r7.com/economia/redes-sociais-viram-aliadas-na-busca-por-novo-emprego-12012020

Saiba mais

Quer saber mais sobre alguma de nossas formações? Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato!

Por favor, informe o curso.
Por favor, informe seu nome.
Por favor, informe seu e-mail.