Cerca de 65% dos brasileiros usam o WhatsApp para se comunicar e, cada vez mais, se informar. O acesso rápido às mensagens que chegam pelo aplicativo está transferindo a ele as preferências que, não muito tempo atrás, já foram da televisão. É o que mostrou uma pesquisa feita pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.
Vamos aos números:
Dos 210 milhões de brasileiros, 136 milhões (64,76%) usam o WhatsApp.
Desses, 79% disseram receber notícias sempre pela rede social, o que coloca o app como o principal veiculador de notícia e fonte de informação.
50% dos entrevistados também citaram a televisão como meio de informação.
49% se lembraram do YouTube.
44% falaram do Facebook.
38% acessam site de notícias.
22% recorrem às emissoras de rádio.
8% citaram o jornal impresso.
O comportamento muda com a idade? Sim. 67% dos consultados com mais de 60 anos disseram se informar sempre pela TV, enquanto na faixa entre 16 e 29 anos, o número cai para 40%. O inverso ocorre nas redes sociais: só 31% dos brasileiro com 60 anos ou mais consomem vídeos no Youtube, e 9% lembram do Instagram como portal de informações. Em paralelo, 41% dos jovens acessam a rede social de fotos e vídeos para obter informações.
Como a pesquisa foi feita? A pesquisa ouviu 2.400 pessoas com acesso à internet em todos os estados e no Distrito Federal. As entrevistas foram realizadas por telefone no mês de outubro, e a amostra foi composta de modo a buscar reproduzir as proporções da população levando em conta gênero, raça, região, renda e escolaridade. Segundo os autores, o nível de confiança é de 95%, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.